Métodos ágeis para projetos pessoais: este post é um MVP

Passei a tratar meu site como um projeto ágil para começar a entregar valor antes de investir semanas para deixar tudo perfeito.

Faz uma semana desde que finalizei o treinamento para obter a minha certificação CSPO®. As aulas abordam métodos para gestão de projetos ágeis, focando no papel do Product Owner.

Aprendi muito sobre teste, prototipagem, estratégia de gestão e outras coisas. Muitas coisas que eu já tinha estudado passaram fazer sentido ou foram aprimoradas com as práticas da aula.

Um dos ensinamentos do treinamento foi: seja o Product Owner da sua vida. E foi pensando nisso que resolvi fazer este site, que é um MVP (produto viável mínimo). Isso quer dizer que o site possui funcionalidades-chave, que talvez estejam “incompletas”, mas que são funcionais e suficientes para testar uma ideia. O Daniel Kossmann também fala sobre isso e é uma das minhas inspirações para dar este pontapé.

Acabei com o “casa de ferreiro, espeto de pau”. Não sei se acontece com você, mas comigo já (e algumas vezes): um projeto pessoal fica tão grande porque somos exigentes para construir algo que leva o nosso nome que ficamos pelo caminho. Somos atropelados por outras tarefas que são priorizadas e a motivação vai embora.

As ferramentas atuais permitem criar sites sem por a mão no código, e foi assim que construí as coisas por aqui. Consegui terminar este MVP em curto tempo (levou um dia e meio) e isso me ajuda a manter o ânimo.

Falta um monte de coisa, mas foquei naquilo que é mais importante para começar a entregar valor: compartilhar textos, ferramentas e aprendizados sem precisar esperar muito tempo.

Escolhi entregar a parte mais importante primeiro: a Base, que é o blog. Leva este nome pois é inspirado na Base de Conhecimento do Estúdio Haste, uma espécie de enciclopédia da equipe para salvar e compartilhar informações, modelos de documentos, processos e metodologias de trabalho.

Para apoiar esta decisão, criei uma lista de objeções para me manter motivado no projeto:

  • A página inicial não tem uma foto minha. O site não precisa disso para funcionar.
  • Não tem a página do currículo. Tenho um LinkedIn bem arrumadinho que pode fazer esse papel.
  • Ainda faltam recursos. Serão adicionados de acordo com a prioridade das tarefas que listei.
  • A cor do dos links é horrível. Só consigo arrumar na próxima semana, por isso que evitei links no texto. Arrumado.

Este post é apenas o início de uma série de testes que farei por aqui e seria incrível se eu recebesse um feedback seu. Manda aqui ou no LinkedIn porque ainda não tenho seção de comentários 🙂


Foto de capa por Patrick Perkins no Unsplash

Max Denvir
Max Denvir

Gestor de projetos digitais CSPO® e ativista alimentar. Especialista em Gestão de Projetos e em Cultura Alimentar, bacharel em Comunicação Social e técnico em Design Gráfico.